Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese







Partilhe esta Página


PERGUNTAS E RESPOSTAS
PERGUNTAS E RESPOSTAS

PERGUNTAS E RESPOSTAS

DÚVIDAS FREQUENTES – SOBRE NOSSOS CURSOS

 

CURSOS DE TEOLOGIA – DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DE NOSSOS USUÁRIOS

Apresentamos neste espaço as dúvidas mais frequentes sobre a orientação pedagógica dos cursos de teologia bíblica ministrados pelo Instituto Educacional de Teologia Evangélica - IETEV.

 

OS CURSOS DO IETEV SÃO RECONHECIDOS PELO MEC OU CAPES?

Os cursos do IETEV não são da competência dos órgãos públicos (MEC, secretaria estadual ou municipal de educação) para reconhecimento por serem cursos religiosos confessionais de natureza jurídica “LIVRE” (Art 19, incisos I e III, CF 88). Todos os nossos cursos de teologia e afins, são, em sua essência, de cunho eclesiástico voltados para o crescimento intelectual e, sobretudo, espiritual dos nossos alunos, bem como para prepará-los ao exercício ministerial, sendo, portanto, ministrados na condição de CURSO LIVRE, ou seja, SEM o reconhecimento do MEC. Entretanto, sua titulação é reconhecida em âmbito eclesial e de organizações cristãs. Nosso Instituto faz opção pelavisão religiosa interdenominacional e ministerial”. No entanto, os cursos são válidos em todo o território nacional e podem constar no seu currículo.

 

AS DISCIPLINAS FEITAS EM OUTROS SEMINÁRIOS PODERÃO SER APROVEITADAS?

Sim, mas elas deverão ter sido cursadas no mesmo nível acadêmico que se deseja o aproveitamento e não podem exceder a 20% da grade curricular do IETEV. Todas as disciplinas que atenderem aos requisitos, após análise, serão aproveitadas e inseridas no histórico escolar expedido pelo IETEV ao final do curso.  Para tanto, basta que o aluno apresente uma declaração da escola, instituto e/ou seminário onde estudou.

 

Obs: Não haverá REDUÇÃO NO VALOR do curso em caso de isenção de disciplinas.

 

É POSSÍVEL ESTUDAR DISCIPLINAS AVULSAS NO IETEV?

Sim. Isso ocorrerá, quando um aluno (aquele que não quer fazer o curso completo) nos solicitar uma disciplina em particular (avulsa), pagando o valor correspondente. Já o aluno (aquele que quer fazer o curso completo) deverá estudar as disciplinas que são partes integrantes de cada curso, porém, podemos (quando possível) elaborar, substituir e/ou acrescentar algumas disciplinas no CURSO á pedido do aluno, isto é, quando possível.

 

POSSO INICIAR O CURSO ENQUANTO CONCLUO O ENSINO MÉDIO SECULAR (ANTIGO 2º GRAU)?

Não. Para matricular-se nos CURSOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA (Bacharel Livre, Psicanálise Clínica e Pós-Graduações) é necessário possuir o Ensino Médio Completo (antigo 2º Grau). Para os demais cursos não é exigida escolaridade, porém os nossos cursos tomam por base o aluno que concluiu o ensino fundamental (Antigo 1º grau). Para os cursos pós-avançados livres (Mestrado Livre ou Doutorado Livre) o ingresso só é permitido mediante a conclusão do curso de nível superior, podendo ser o curso livre de bacharel em teologia.

 

É NECESSÁRIO TER CURSADO O BÁSICO OU MÉDIO EM TEOLOGIA PARA INGRESSAR NO CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA (BACHAREL LIVRE)?

Não. Porém, algumas matérias no CURSO BÁSICO E MÉDIO EM TEOLOGIA, são temas basilares para compreensão do CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA (Bacharel Livre) e sendo assim, o aluno que não passou por estas etapas (neste ou em outro seminário) poderá ter certas dificuldades no entendimento mais profundo do assunto estudado. Mas o candidato deve ter concluído o ensino médio (antigo 2º grau) para matrícula nos CURSOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA (Bacharel Livre). Ressaltamos que, as matérias estudadas no BÁSICO e MÉDIO EM TEOLOGIA, são distintas (ou seja, são disciplinas diferentes daquelas do CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA).

 

HÁ DATAS ESPECÍFICAS PARA A INSCRIÇÃO NOS CURSOS DE TEOLOGIA E AFINS?

Não. As matrículas podem ser efetuadas em qualquer época do ano.

 

ESTOU MORANDO OU TRABALHANDO NO EXTERIOR. COMO PROCEDER?

Em razão dos cursos de teologia também serem ministrados pela internet o estudo será normal, mesmo para quem reside no exterior. O fato de morar fora do Brasil só tem uma implicação que é o pagamento. O interessado deve verificar se consegue pagar via PagSeguro (https://pagseguro.uol.com.br/) que é o único meio de recebimento que utilizamos para alunos que moram fora do BRASIL. Não aceitamos transferências internacionais de fundo devido ao alto valor das taxas de câmbio cobradas pelas instituições financeiras brasileiras, tornando inexequível a realização do curso. Para tanto, é preciso que entre em contato conosco antes de solicitar o curso.

 

O QUE FAREI QUANDO SURGIREM DÚVIDAS NOS CURSOS DE TEOLOGIA MINISTRADOS A DISTÂNCIA PELO IETEV?

Nosso material didático é o mais completo possível, possibilitando e facilitando o aprendizado “sem professor”; no entanto, em caso de eventuais dúvidas específicas sobre os assuntos abordados nas apostilas,  poderás perguntar para nossos professores através de E-mail, WhatsappTelefone ou sinta-se livre para realizar pesquisas em outras fontes de consulta, tais como: dicionários, enciclopédias, revistas de escola dominical, livros, internet, etc.

 

É POSSÍVEL CONCLUIR OS CURSOS DE TEOLOGIA EM MENOS TEMPO?

Sim. Nossos cursos de teologia obedecem a programas educacionais estabelecidos por profissionais do ensino para uma educação teológica de qualidade, já que a matriz curricular de cada curso é desenvolvida de modo sequencial. Além do mais, cada aluno tem um ritmo próprio no decorrer de seus estudos.

 

AS APOSTILAS QUE ESTÃO NO FORMATO PDF, COMO FAÇO PARA ABRI-LAS?

Para abrir as apostilas, você deverá utilizar o programa Adobe Reader, antes conhecido como Adobe Acrobat Reader, este programa é uma ferramenta essencial para o seu computador, com ele você pode ler documentos em formato PDF disponíveis em páginas da Web. Para baixar o programa CLIQUE AQUI.

 

HAVERÁ ALGUMA AVALIAÇÃO?

Sim. Para cada apostila, há uma avaliação PRÓPRIA e INDIVIDUAL que deverá ser respondidas dentro do prazo que o aluno achar melhor. Assim, estaremos respeitando cada aluno em sua particularidade. A avaliação é composta de questões de múltiplas escolhas A, B, C ou D, (que chamamos de objetivas) e questões ESCRITAS (que chamamos de subjetivas) dissertativas, trabalhos acadêmicos e o TCC. Caso o aluno não obtenha a nota de aprovação, deverá fazer uma segunda chamada, pagando uma taxa indenizatória irrisória.

OBS: Não fazemos PROVA ÚNICA, como fazem algumas instituições teológicas, pois, acreditamos que essa forma de avaliação não atende as expectativas e exigências do aprendizado teológico, principalmente no que concerne a CURSOS AVANÇADOS E PÓS-AVANÇADOS EM TEOLOGIA.

 

COMO SE PROCESSA O PAGAMENTO DAS PARCELAS DOS CURSOS DE TEOLOGIA?

O aluno realizará um ÚNICO PAGAMENTO por meio das contas que lhe são enviadas no ato da inscrição.

 

NOS CERTIFICADOS EXPEDIDOS PELO IETEV CONSTARÁ QUE O CURSO FOI FEITO À DISTÂNCIA?

Não, pois isto contraria a determinação do MEC já que não há distinção entre curso presencial e curso realizado a distância, mesmo sendo cursos de cunho LIVRE RELIGIOSO

 

PESSOAS NÃO EVANGÉLICAS PODERÃO FAZER OS CURSOS DE TEOLOGIA DO IETEV?

Sim. Só que o aluno não evangélico precisa estar ciente de que o Instituto, os professores e a filosofia dos mesmos obedecem as doutrinas da linha protestante, primando pela ortodoxia bíblica.

 

EXISTE ENTRE OS PROFESSORES DO IETEV PESSOAS QUE NÃO SÃO EVANGÉLICAS?

Não. Apesar de sabermos e conhecermos pessoas de boa índole e notado saber teológico, primamos por manter em nosso quadro de professores, somente pessoas autenticamente cristãs (evangélicas), porém, de diversas denominações, quer sejam, Batistas, Pentecostais, Presbiterianos, Renovados etc.

 

UM CASAL DE ESTUDANTES PODERÁ USAR O MESMO MATERIAL PARA OS CURSOS DE TEOLOGIA?

Não. Isso é impossível, pois cada aluno tem o seu número de matrícula individual, seu próprio material. Cada aluno é um aluno.

 

O IETEV OFERECE ALGUM TIPO DE BOLSA OU AUXÍLIO?

Em face aos preços acessíveis que praticamos não temos como subsidiar valores ou conceder bolsas de estudos nos CURSOS REGULARES. Porém, ofertamos gratuitamente alguns cursos que embora não sejam regulares, tem uma enorme qualidade e profundidade teológica. Estes são os únicos cursos que tem PROVA ÚNICA, composto de 365 perguntas OBJETIVAS, sendo: A, B, C, D, E. (Apenas uma delas está correta)

 

Acesse Aqui: CURSO TEOLÓGICO GRATUITO

 

O IETEV TEM O RECONHECIMENTO DE ALGUMA CONVENÇÃO DE IGREJAS?

Não. Em razão do nosso perfil interdenominacional não há como estabelecer esse tipo de reconhecimento, pois caso afirmativo teríamos que estar registrado em inúmeras convenções, conselhos, associações, etc. Também pela multiplicidade de igrejas, convenções, conselhos, associações, etc, além do mais, esta prática se torna impossível. Nossos formandos, das mais diversas denominações, não têm encontrado dificuldades para o reconhecimento em suas respectivas igrejas/ministérios.

 

O IETEV ORDENA OS FORMANDOS AO MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO?

Não. Nossa missão é preparar o candidato para exercer o ministério através da capacitação pedagógica e teológica. A ordenação ministerial deve ser feita pela igreja ou ministério do formando, pois reconhecemos a autoridade da igreja local para tais fins.

 

O IETEV FORNECE AOS SEUS DISCENTES CREDENCIAL DE PASTOR?

Não. A credencial de Pastor é um documento expedido pela própria igreja em que o ministro é PASTOR e/ou pela CONVENÇÃO em que a sua IGREJA ou o mesmo é filiado(a). Algumas instituições teológicas oferecem o curso de “PASTOR” [o que não é o nosso caso], porém esses cursos não são para “CONSAGRAR” pastores, pois esta é função indelegável da IGREJA LOCAL ou CONVENÇÃO

 

OS ESTUDOS REALIZADOS NO IETEV PODERÃO SER APROVEITADOS?

Sim. Algumas disciplinas poderão ser aproveitadas de acordo com o Art. 50 da lei 9.394 de 20.12.1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Mas cada instituição de ensino tem autonomia para aproveitar ou não.

 

PODEREI CONVALIDAR O CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA (BACHAREL LIVRE)?

O parecer CNE/CES Nr 60/2014, de 12/03/2014 que revogou a convalidação, ainda não definiu as datas de término da convalidação. Mas, de qualquer maneira, isto não está inserido em nosso projeto pedagógico. Nosso trabalho está voltado à qualificação de obreiros para nossas igrejas evangélicas.  Não temos o interesse de envolver o MEC em coisas espirituais. Então ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Mateus 22.21). Isto é, visamos a formação do teólogo confessional, sem desmerecer a importância da formação em nível superior. Deixamos bem claro aos nossos alunos que caso desejem a formação teológica profissional devem procurar uma faculdade/universidade que oferecem tais serviços.

Para maiores informações a respeito de CONVALIDAÇÃO, acesse a seguinte página: 

RECONHECIMENTO/MEC

 

ATENÇÃO:

De acordo com o parecer CNE/CES 60/2014, aprovado em 12 de 2014 (Art. 15) e homologado no dia 08 de setembro de 2016, NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL CONVALIDAR NENHUM CURSO LIVRE DE TEOLOGIA. Algumas instituições ainda oferecem esses cursos, porém, como o prazo era de dois anos para a conclusão dos cursos livres, a partir dessa data, não mais poderá ser convalidado os respectivos cursos livres de Teologia, ficando apenas para fins meramente eclesiásticos.

 

ONDE POSSO CONVALIDAR O CURSO?

Em qualquer faculdade/universidade que tenha este curso. Isto fica a cargo do aluno. Ele deve escolher o local que melhor satisfaça suas necessidades.

 

POR QUE O CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA DO IETEV É CHAMADO DE CURSO AVANÇADO EM TEOLOGIA (BACHAREL LIVRE)?

Porque somente os cursos de teologia autorizados pelo MEC podem utilizar tal nomenclatura.

 

PODE UMA MESMA FACULDADE/UNIVERSIDADE POSSUIR O CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE E O RECONHECIDO PELO MEC?

Sim. Normalmente os cursos reconhecidos pelo MEC são de qualificação profissional e os LIVRES de qualificação eclesiástica. O IETEV adota o CURSO LIVRE por entender que a teologia não é uma PROFISSÃO e sim uma VOCAÇÃO.

 

TODOS OS CURSOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA (BACHAREL LIVRE) OFERECIDOS PODEM SER CONVALIDADOS?

Não. O aluno deve observar a legislação do MEC para evitar surpresas.

 

Confira no site do MEC:

 

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces0063_04.pdf

 

Caso não tenha encontrado alguma resposta que satisfaça suas dúvidas, não exite em nos perguntar. 

topo